Monday, June 22, 2009

"O conceito de Honra"

A integridade é uma das qualidades que mais encontro luz. Muito que vejo faltar em profissionais ou até mesmo amigas é essa capacidade de escolher o caminho correto, não importando as dificuldades claras.

Frente ao perigo de se ferir, a maioria dos seres humanos trai as próprias convicções. As próprias metas que estabeleceu para si mesmo. Abandona seus sonhos, seus ideais e as verdades que o trouxeram até aquele ponto. Este medo pode ser chamado de "instinto de sobrevivência". É aí que lembro do que meu pai me disse um dia.

"O homem brasileiro não entende verdadeiramente o conceito de Honra. A Honra é, simplesmente, o quanto o homem merece aquilo que ele tem. Trata-se de merecimento". Seguindo este pensamento, papai, então, na verdade, se trairmos nossos ideais, a vida e todo o caminho que seguir, não terá validade. Será tudo um negrume, sempre assombrados por sermos covardes.

E é por isso que vejo pessoas mudando drasticamente quem são, para poderem aceitar dentro delas suas covardias. Acho que isto é um erro.

O caráter e a integridade salvaguardam nossa honra. Nosso direito de viver.