Wednesday, June 03, 2009

"Amor irrestrito"

Por que existe o ciúme? Pensei tanto já a respeito disso e a conclusão que cheguei é que é culpa dos nossos sentimentos de "propriedade". Uma sensação de que algo é seu. É querer exclusividade. Para aquela pessoa, ser único. E unicamente ter aquela pessoa apenas para você. Acredito ser esse sentimento que gera o "ciúme".

Há no mundo pessoas que buscam sentimentos completos. Querem ser amados por completo e inteiro, sem que haja uma falha no sentimento das pessoas envolvidas. Há outros que recusam qualquer tipo de amor irrestrito, buscando algo como um amar ciente. Não sei qual dos dois está certo ou, quem sabe, como sempre, não haja a "melhor maneira". Apenas vozes diferentes.

Mesmo assim consigo encontrar mais luz em pessoas que, ao invés de ouvir todas as vozes e ficar sobre o muro, escolhem alguém a quem serem fiéis. Seja um amor irrestrito ou ciente, dedicam sempre tudo que tem à uma pessoa. E são capazes de escolher, acima de qualquer outra, ela. Talvez os humanos sejam assim. Ou eu quem quero ser. Capaz de amar irremediavelmente.